4.2 Gerenciamento de pedidos

Agora você irá aprender como gerenciar seus pedidos da loja virtual. Acesse a página inicial do seu painel de controle e vá em “Pedidos >> Gerenciar Pedidos”.

A ferramenta “Gerenciar pedidos” permite uma boa organização dos pedidos realizados pelos clientes na sua loja, dos pedidos manuais e dos pedidos realizados no Mercado Livre, caso utilize a integração do mesmo.

  • Lápis: editar pedido.
  • Negativo: excluir pedidos.
  • Impressora: imprimir o pedido.
  • Folha: adicionar um novo andamento.
  • Caminhão: visualizar o rastreio do pedido.

A listagem de pedidos é dividida em duas partes: “Concluídos” e “Não concluídos”.

Na aba “Concluídos“, você poderá verificar o número do pedido, o nome do cliente que efetuou o pedido, a forma de pagamento escolhida, a forma de entrega, a data de realização da compra e o status para saber o andamento do pedido.

Na aba de “Não concluídos”, os pedidos que não tiveram uma forma de pagamento e/ou envio selecionadas após o login/cadastro na conclusão do pedido. Você também poderá filtrar seus pedidos por “Status”, “Forma de envio”, “Forma de pagamento” e “Origem”.

Na opção de edição do pedido, você poderá fazer várias alterações no pedido, como: status, dados do cliente já existente, os endereços de entrega, forma de entrega e pagamento.

Página do pedido

Essas são as funções e informações principais da página do pedido:

Informações do pedido

# – Número do pedido

Informações do pedido com as principais funções:

  •   Adicionar andamento no pedido
  •   Enviar e-mail para o cliente
  •   Adicionar nota de observação
  •   Imprimir pedido

Clicando em “Alterar Status” do pedido, você abrirá uma nova tela. Nela, você pode configurar:

  • Visível para o cliente?
  • Notificar cliente?
  • Novo status do pedido

Após fazer essas configurações, clique em “Adicionar andamento“.

Voltando na tela do pedido você verá as informações de:

Dados do cliente

Em “Cliente existente“, clicando em “Alterar”, você poderá mudar o cliente relacionado ao pedido. Na aba ao lado, você poderá adicionar um “Novo Cliente” para relacionar ao pedido.

Basta preencher as informações do novo cliente:

  • E-mail;
  • Nova senha;
  • CPF/CNPJ;
  • Telefone;
  • Celular.

Endereço principal e Endereço de entrega

No ícone de lápis, você poderá editar as opções de endereço conforme desejado.

Itens do pedido

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Clicando no link do “ID”, você verá a página do produto comprado. Ao lado de cada item do pedido, você verá os ícones para adicionar mais produtos ou excluir o item.

Você também pode editar: “Cod. Ref.”, “Produto” e “Qtda.”. Também é possível visualizar o “Preço Unit. (R$)” e “Total (R$)”.

Forma de entrega

Clicando no ícone de lápis para edição, você poderá alterar a forma de entrega para outro módulo de Frete & Formas de envio ativa em sua loja.

Forma de pagamento

Nas informações da forma de pagamento, você poderá editar a forma de pagamento e reenviar as informações de pagamento para o e-mail do cliente. Você também pode adicionar valores e dar desconto em R$ ou % diretamente no pedido. Além de adicionar um cupom de desconto no pedido. Caso realize alguma alteração, clique em “Confirmar”.

Histórico de andamentos

Ao fim da página do pedido, você pode visualizar o “Histórico de andamentos do pedido”.

Por fim, você pode “Cancelar” as alterações feitas no pedido, “Salvar & Manter edição” para permanecer na página do pedido após realizar as alterações e “Salvar Alterações” para finalizar as alterações realizadas.

Outras funções

Em “Pedidos >> Gerenciar pedidos”, você poderá realizar outras ações de gestão como adicionar um novo pedido e realizar ações em massa.

Primeiramente, selecione os pedidos, depois clique em “Pedidos selecionados…” para realizar as ações:

  • Andamento em massa;
  • Imprimir pedidos selecionados;
  • Imprimir etiqueta simples;
  • Declaração de conteúdo;
  • Reenviar infomações de pagamento.
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